Uniformes alternativos usados na história do SPFC



Clube mais vitorioso do futebol brasileiro e único tricampeão mundial no país, o São Paulo Futebol Clube possui o vermelho, branco e preto como suas cores, as mesmas da bandeira do estado de São Paulo. Porém, não foi do pavilhão paulista que o clube do Morumbi herdou essa combinação tricolor, mas sim dos clubes que foram os precursores do que viria a ser o SPFC. 

Clube Atlético Paulistano Paulistano

O Clube Atlético Paulistano e a Associação Atlética das Palmeiras foram as equipes que ajudaram a fundir e formar o SPFC. Nessa fusão, ocorrida em 1930, o novo clube virou tricolor ao pegar o vermelho do Paulistano e o preto do Palmeiras, além do branco em comum das duas equipes para fazer a tradicional camisa branca com as faixas horizontais em vermelho e preto no centro e o logotipo centralizado.

Associação Atlética das Palmeiras

Ao mesmo tempo, o time adotou como segundo uniforme uma camisa toda listrada em vermelho, branco e preto com as listras no mesmo tamanho, calção preto e meias pretas. A partir de 1935, com o reinício das atividades do São Paulo após um período de crise, o clube mudou seu uniforme reserva e adotou as listras brancas mais finas, com as vermelhas e pretas mais grossas. 


A camisa tradicional, porém, permaneceu intacta e jamais sofreu alterações.


Aliás, o uniforme do São Paulo é um dos poucos (se não o único) do Brasil a quase nunca ter mudanças de cor como outras equipes costumam fazer, muito menos ter um terceiro uniforme, regra sempre imposta pela diretoria a qualquer nova fornecedora de material esportivo que desembarca no Morumbi. 


Foram pouquíssimas as vezes em que o clube jogou com camisas diferentes da tradicional branca e da tricolor. Em 1944, o time atuou com uma camisa parecida com a da seleção paulista, alvinegra com gola e bordas das mangas em vermelho. 


Em 1966, o time adotou uma camisa repartida em três cores (vermelho, branco e preto) na vertical e em 1984 e 1985 jogou com camisa branca com listras vermelhas e pretas nas mangas e camisa branca com uma manga vermelha e a outra preta. Esta última foi relançada em 2009 apenas para a torcida.


Em 2013, o clube causou polêmica ao lançar uma camisa toda vermelha em alusão às cores dos novos assentos de seu estádio. 

no Ano 2000 em homenagem ao Clube Atlético Paulistano

A camisa ficou horrorosa e não representou em nada a tradição e beleza do uniforme do clube mais glorioso do Brasil nas últimas três décadas.


Fontes

Montagem e Edição: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita e comentários. Divulgue nosso blog e Volte sempre. Um abraço.