Curiosidades da Conquista da Taça Libertadores 1992





O São Paulo perdeu de 3 a 0 do Criciúma na estreia da Libertadores de 1992. Sabe por quê? Telê Santana resolveu poupar os titulares por conta de um clássico contra o Palmeiras, dois dias depois, pelo Brasileirão. A estratégia não deu certo. O Choque-Rei foi perdido por 4 a 0. Agora, você imagina nos dias de hoje um treinador poupando jogadores na Libertadores por causa do Brasileiro?

Telê Santana fazia duras críticas à Conmebol por não haver controle antidoping nos jogos. Esse era um dos motivos que fazia o treinador querer priorizar o Brasileirão. As reclamações de Telê, aliás, o fizeram ser chamado por dirigentes da entidade para explicar suas afirmações. Coincidência ou não, depois da derrota para o Criciúma, todas as partidas do Tricolor tiveram antidoping.

Rogério Ceni, São Paulo e títulos. Esse tripé fez muito sucesso na história do clube. Mas, em 1992, o ex-goleiro e agora técnico estava bem longe de ser o Mito que todos conhecem hoje. Ele já estava no Tricolor (chegou em 1990). À época da Libertadores de 92, aliás, Ceni ainda vivia no alojamento que ficava dentro do estádio do Morumbi. Zetti, Alexandre e Marcos eram os goleiros da equipe.


Reserva direto de Zetti naquele São Paulo, o goleiro Alexandre morreu em acidente de carro um mês depois de conquistar a Taça Libertadores pelo Tricolor (ele atuou na vitória por 2 a 0 sobre o Nacional, do Uruguai, nas oitavas de final). O jogador tinha apenas 20 anos e era considerado uma das principais promessas da posição.


Suélio, Menta, Claudio Mora, Mona, Eraldo, Rinaldo...Todos eles estavam na lista de inscritos do São Paulo na Libertadores de 1992. Embora coadjuvantes das principais estrelas do time, eles tiveram participação na caminhada do título. A maioria deles foi usada por Telê Santana quando o técnico poupou os titulares na partida contra o Criciúma.


Telê Santana estava na mira da equipes da Europa em 1992. Mas a conquista da Libertadores fez o técnico seguir no São Paulo. O resultado todos conhecem: campeão mundial!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita e comentários. Divulgue nosso blog e Volte sempre. Um abraço.